Otimizando leitura dos feeds
Quem usa um agregador de feeds a bastante tempo sabe como se torna um problema ler tudo que pipoca diariamente.
Eu tomei uma decisão que está funcionando muito bem, abaixo vou discorrer sobre a minha idéia. Eu agrego alguns feeds de revistas e sites de publicação, que o conteúdo é basicamente notícias, e outros feeds de blogs cujo volume é bem mais baixo.
Sempre que eu abria o Google Reader, cada feed tinha em média 3 novidades enquanto os feeds de notícias tinham 200. O que acabava acontecendo é que eu lia as últimas 10 notícias e marcava o resto como lido.
Abrindo um parênteses…
O Gmail possui um recurso chamado Web Clip que consiste numa barra que fica acima da lista de e-mail com o conteúdo dos feeds agregados passando.
Por um tempo fiquei pensando por que que não existia uma integração entre o Google Reader e o Gmail para que o Web Clip apresentasse tudo que você tem no Google Reader.
Depois de um tempo eu achei a resposta.
Voltando ao meu problema…
Então eu percebi que nunca lia as notícias e foi nessa hora que cheguei a conclusão de que haviam os dois grandes grupos de feeds, os blogs e as notícias. A diferença básica entre eles é o tempo.
As notícias só importam no momento, são mais dinâmicas e eu quero recebê-las a toda hora. os blogs são conteúdos interessantes, muitas vezes atemporais e que podem ser lidos uma vez por semana sem problemas.
O que eu fiz é muito simples, eu configurei os Web Clips para os feeds das notícias e o Google Reader com os feeds do blogs. Simples porém útil!
Como eu uso o gmail o dia inteiro, vou recebendo as notícias acima da lista dos e-mails, acabo lendo em tempo as que acho interessante.
O Google Reader eu continuo acessando uma vez por semana, mas com a diferença de que ao invés de ter 900 itens não lidos, agora eu tenho 100, em média. Agora dá até vontade de ler tudo!
Não sei se todo mundo já faz isso, mas de qualquer forma espero que tenham gostado da dica.
Abraços e até a próxima.