A importância da modelagem do negócio (ou da empresa)

Ocorreu comigo neste mês, essa é para o Pessoal do sistema Onda Livre, alguém conhece algum programador, desenvolvedor, analista ou administrador de lá!?!?

Não se trata do site, mas sim do sistema em si. Vou relatar o caso.

Sou morador de Niterói e sempre usei o sistema Onda Livre para pagar o pedágio da Ponte Rio Niterói. No final do mês passado eu vendi o meu carro e comprei um carro zero. No dia que busquei o carro novo, era uma sexta-feira, eu estava voltando para casa, passei pela ponte e resolvi parar na cabine do Onda Livre para resolver a questão do tag que estava ainda cadastrado com o carro antigo.

O tag é o aparelho que computa sua passagem automaticamente no pedágio. Quando este tag fica perdido pelo carro e não é reconhecido pelo sistema que fica no pedágio, o alarme dispara e um profissional vem até o carro para resolver a situação. A primeira atitude do profissional é passar a placa do carro pelo rádio para um atendente interno. Este atendente interno verifica se a placa do carro tem assinatura no sistema Onda Livre, se seu pagamento está em dia e se estiver tudo ok, eles debitam a passagem na sua conta e liberam o acesso. A conta é paga por débito automático no final do mês.

Voltando a história… Eu não tinha levado o tag naquele dia pois não lembrei de pegar em casa quando sai para buscar o carro novo. Eis aqui a minha conversa com a atendente.

  • “Boa noite, eu gostaria de desvincular o meu tag por que vendi meu carro”
  • “Sim senhor, para desvincular ao carro antigo você precisa me passar a placa do carro novo”
  • “Ok, mas meu carro é zero e não está emplacado ainda” - Embora já tenha acertado o emplacamento no ato da compra, retirei o carro da concessionária sem placa, eu tinha três dias para andar sem placa
  • “Então eu não posso desvincular o tag, senhor”
  • “Então eu tenho que esperar emplacar o carro para poder alterar o cadastro, é isso”
  • “Sim, senhor.”
  • “Então cancela o meu tag por que não quero que o comprador do meu carro passe por aqui no final de semana e eu pague o pedágio dele”
  • “Você poderia me passar o tag, senhor.”
  • “Não, eu esqueci em casa.”
  • “Então não posso cancelar, senhor.”
  • “Você precisa do tag para cancelar…”
  • “Então o que podemos fazer para evitar que o sujeito que comprou meu carro passe aqui no final de semana e eu acabe pagando o pedágio por ele” (alguns segundos de silêncio…)
  • “Quer dizer que não existe nada a fazer neste momento?”
  • “Não, senhor”

Será possível que os analistas do Onda Livre não pensaram neste caso? Eu juro que como administrador e analista de sistemas, sai de lá acreditando que isso era um problema de treinamento e que a atendente não sabia executar minha solicitação…

.. bem verdade que não quero acreditar até agora que exista uma falha destas na modelagem de processos!