Comunidade de Blogs com IA, Semântica, Colaboração e OpenID

Acabei de conversar durante horas (literalmente) com meu grande amigo Marcelo e não pude deixar de postar algumas idéias frescas.Falamos sobre as novidades e para variar filosofamos sobre a web e o futuro. O último post dele resume muito bem o assunto principal de nossa conversa.

Foi incrível perceber o nossas idéias estavam alinhavadas mesmo estando a bastante tempo sem conversar sobre o assunto. Abaixo coloco um trecho da entrevista que eu fiz para a revista Negócios da Comunicação em resposta à pergunta sobre as tendências de comunicação on-line para empresas. Veja como está em perfeita sintonia com o post do Marcelo!

"Acreditamos que a tendência para o próximo ano é a adoção mais forte de blogs. Para uma próxima etapa, acreditamos em um novo sistema, que ainda não existe, mas que além de permitir uma dinâmica na comunicação, seja capaz de indexar todo o tipo de informação publicada com o intuito de extrair informações de dados cruzados entre os mesmos. Poderíamos chamar de sistemas de blogs que conversam entre si formando uma rede de informações úteis para seus utilizadores."

Eu acredito que uma nova comunidade surgirá. Cada perfil será um blog e cada pessoa será representada por uma URL. Qualquer um terá um endereço, um blog instalado e fará qualquer comunicação através deste endereço. Este endereço seria o OpenID da pessoa.

Os e-mail poderão ser enviados para rafael.adm.br apenas, sem @ sem nome antes. Sim é isso mesmo quando alguém perguntar:

  • “Qual o seu e-mail?”

eu vou dizer:

  • “Meu e-mail é rafael.adm.br”

Neste momento o spam estará contido e não sera problema.

O mesmo será válido para o telefone. Com o crescimento exponencial do VoIP, no primeiro momento as pessoas vão ter “números” de telefone como é o formato do e-mail hoje, como por exemplo: meunome@meuendereco.com.br mas em seguida, o seu próprio endereço será utilizado. Imagine a conversa:

  • “Posso te ligar amanhã”

  • “Lógico, estarei no rafael.adm.br”

  • “Beleza te ligo sim, qualquer coisa você me retorna, meu telefone é joao.telefonenaweb.com.br”

O engraçado é que ninguém pensou nisso e criou sozinho. Isso é resultado de um movimento universal, fruto da evolução da tecnologia e das mudanças sócio-culturais provocadas pela internet.

E como controlar quem vai te ligar, se você vai “aceitar ligação a cobrar” ou não!? Nada como umas boas meta tags.

Acredito que em pouco tempo a página principal de um site, ou seja, raiz de um domínio será predominantemente de meta tags, mas isso é assunto para outro dia.

O Marcelo comentou e eu concordei que essa comunidade será fruto de três fatores, são eles:

  • IA (Inteligência Artificial)
  • Conteúdo Semântico
  • Colaboração de usuários

Vamos esperar para ver se realmente estamos certos!

Abraços a todos.