A bolha do Second Life

Faz tempo que estou acompanhando o Second Life. Sempre me interessei em ler todas as notícias nas principais revistas sobre este ambiente e procurei estar atento ao que acontecia. No dia 20/06/2007 eu entrei pela primeira vez para ver como funcionava. Não saí da ilha de aprendizado, fiquei só ali, andei, pulei, voei, e ponto.

O motivo maior para eu ter entrado pela primeira vez, foi a possibilidade de executar um projeto dentro do Second Life. Achei que iria entrar novamente, mas naturalmente não ocorreu. Eu nunca fui ligado à jogos e talvez seja isso que não tenha me motivado a interagir novamente naquele ambiente.

Comecei a refletir sobre esse assunto e cheguei a conclusão que o Second Life não é o ambiente ideal para empresas em geral.

Como uma empresa pode aumentar seus lucros utilizando o Second Life? Esta é uma questão importante. Por mais que existam milhões de usuários se relacionando, a exploração das atitudes destes no ambiente virtual, não traz informações relevantes que possam aumentar as vendas no mundo real, por exemplo.

Enquanto no Orkut as pessoas estão colocando a sua vida real, no Second Life elas estão brincando de viver.

Qual dos dois ambientes geram informações mais relevantes para uma pesquisa de marketing? o Orkut é uma real fonte de informação relevante para as empresas, seja para o pessoal de marketing ou para o pessoal de RH. O Second Life, não.

O que funcionou bem no Second Life foram as ações de divulgação de marcas e produtos. Acho que deram certo pelo simples fato de terem sido as primeiras. Agora o Second Life não é novidade!

Não sai mais nas revistas que tal empresa montou seu escritório no Second Life… As primeiras empresas que entraram no ambiente virtual já saíram nas revistas e já tiveram suas marcas divulgadas. Eu diria que deveriam até fechar seus escritórios agora, pois assim vão conseguir divulgar ainda mais suas marcas!

Esperem para os próximos dias notícias como “Empresa XPTO resolve fechar escritório no Second Life”.

O movimento é esse, novidade, euforia, revistas, matérias, análise do retorno, fechamento… Foi assim com a internet na bolha de 2001.

O que me levou a ter essa opinião foram as seguintes questões:

Qual o potencial do Second Life?

Quais negócios podem acontecer de fato dentro do Second Life?

Será que algum dias as pessoas vão comprar mais lá do que nos websites?

Eu tenho dúvidas, acho que cada vez mais o Second Life vai perder força e não vejo este ambiente como tendência para os negócios na internet.

Abraços a todos e até a próxima.