Será que o modelo do Knol é bom a longo prazo?

Escrevi antes sobre o lixo virtual que será produzido pelo Knol.

Pensei na questão do lixo virtual por causa da duplicação de conteúdo. Primeiro por se tratar de uma nova fonte de referência como enciclopédia, segundo pelo modelo proposto pelo Knol.

Cada “especialista” (nome dado pelo Knol ao autor) poderá escrever sobre diversos assuntos. Cada assunto terá uma página chamada de Knol. Esta página será monetizada com o sistema AdSense. Se o autor quiser, poderá receber parte da receita do AdSense.

Na minha opinião haverá uma correria danada. O pessoal vai querer ter o máximo de Knols possível, pois quanto mais Knols, maior possibilidade de receita. Para conseguir isso vão copiar e colar deliberadamente todo e qualquer conteúdo encontrado na Internet, escrito realmente pelo especialista.

Comentando sobre isso em alguns blogs por ai, me deparei com uma opinião diferente. O Daniel Santos acredita que o modelo proposto para o Knol irá diminuir o lixo virtual a longo prazo. O comentário do Daniel me fez pensar novamente sobre a questão. Sinceramente não é o que acredito agora. Pretendo ler mais sobre o modelo do Knol e aguardar futuros posts do Google. Ainda não está claro os mecanismos de filtro e correções, uma vez que não se trata de um wiki. Opiniões são bem-vindas.

Abraços e até a próxima.


  1. Ainda acho que uma parceria Google e Wikipedia seria muito interessante!!
  2. Acho até que o Google só fez o Knol por que a Wikipedia aparece na primeira página de busca praticamente em qualquer busca de termos singulares como cachorro por exemplo.
  3. Já perceberam como o Google pode acabar com a Wikipedia se quiser. Basta uma linha de código no algoritmo para tirar e colocar três pontinhos de PageRank da Wikipedia e do Knol respectivamente.
  4. Curiosidade: http://gknol.com/