Marketing para Serviços e Aplicações Web

Muitas vezes nós simplesmente copiamos idéias de especialistas sem adaptá-las a nossa realidade. Vou discorrer aqui a questão do site de uma página só (One Page Site) e da nova técnica que estou desenvolvendo.

O pessoal da 37signals defende a idéia de que um site pode ter uma página só. Realmente, o site deles tem apenas uma página!

Eu também devo ter um site de uma página só?

Foi o que me perguntei em meados de 2006 e cheguei a conclusão de que a resposta seria SIM. Muito mais fácil de manter e atualizar, direto, simples, etc etc.

O site da BielSystems, minha empresa, é baseado nessa filosofia e funciona muito bem.

Fiz isso também no site do EmailFax, sistema de fax pela internet da BielSystems.

Mês passado chegou a hora de investir no marketing do EmailFax e para isso recorri aos relatórios do Google Analytics, que já estavam sendo alimentado pelo site desde o lançamento. Foi quando comecei a perceber que algo estava errado.

Quando fui analisar os relatórios percebi que o site de uma página só não me acrescentava nenhuma informação! Todas as pessoas entravam e saiam naquela página. Não havia percentual de desistência por conteúdo, não era possível fazer uma análise navegacional, muito menos o mais importante: acompanhar as conversões.

(Vou começar a falar mais sobre marketing na web nos próximos artigos, falarei mais sobre acompanhamento de conversão, por enquanto você pode ficar com este link.)

Basicamente os relatórios não apresentavam informações, apenas dados como percentual de visitantes com navegador X, resolução de telas e outras mais que não acrescentam muita coisa nas decisões de marketing para a venda do produto.

Neste momento percebi que site de uma página só não é bom apresentação de produtos.

Então pensei: Mas por quê a 37signals, empresa pioneira, faz site de uma página só?

A resposta está na pergunta. A 37signals é uma empresa pioneira na internet mundial. Ela possui milhares de clientes, aparições nas principais revistas de negócios e tecnologia e seu blog possui mais de 50.00 leitores. Eles não precisam trabalhar o marketing no site, mas sim dentro dos produtos. A abordagem é diferente.

A conclusão por enquanto é de que devemos evitar sites de uma página só para divulgação do produto, por mais simples que seja.

Chegar a essa conclusão demandou uma experiência prática e isso é legal. No Brasil as coisas funcionam diferente, os consumidores têm atitudes diferentes e não podemos aceitar tudo que dá certo lá fora. Precisamos criar nossas técnicas a partir das experiências obtidas. Com esta experiência tive uma idéia e estou desenvolvendo uma técnica que chamei de “O site que conversa”.

Este será um tema para os próximos capítulos, acompanhe o blog assinando o feed em RSS.

Abraços a todos.