Suas Metas devem ser SMART

Vou aproveitar um e-mail que escrevi hoje e postá-lo aqui, pois pode ser relevante para mais pessoas.

Toda meta deve ser SMART:

eSpecífica Mensurável Atingível Relevante Temporal

Específica -> Ela deve ser clara sobre o que você está definindo. Você pode ter metas sobre saúde, relacionamento com mulher/marido, trabalho, peso, prática de esporte, etc.. O importante é que ao ler a meta você consiga identificar com facilidade do que se trata. Ela tem que ser bem específica sobre um assunto e por isso eventualmente você terá metas concorrentes sobre âmbitos diferentes. Em geral uma meta apenas para cada assunto.

Mensurável -> É preciso quantificar. Por exemplo, muita gente coloca como meta: “Quero perder peso”. Isso não é nem um pouco mensurável. Quantos quilos deseja perder? Como você saberá se conseguiu atingir a meta ou não sem definir um valor? Resumindo, toda meta precisa de números, podemos dizer que ela tem que ser alfa-numérica! O número irá possibilitar você avaliar se foi bem sucedido ou fracassou. Todas as pessoas de sucesso se importam com números. Se tem haver com peso, coloque o peso alvo, se tem haver com grana, coloque o valor em reais.

Atingível -> É importante definir metas que somos capazes de realizar. Temos imperfeições e a natureza não dá saltos, temos que ser humildes para reconhecer nossas limitações e definir algo que esteja dentro da nossa capacidade. Não vale a pena definir metas impossíveis, por que senão a frustração será certa. No entanto, a meta depois de cumprida deve servir como motivação para a definição das próximas. Ao mesmo tempo é importante colocar alguma coisa que vai nos tirar da zona de conforto.

Relevante -> Relevância é fundamental, sem relevância não temos motivação para dar o máximo de nós para atingir a meta. Por que iria me ferrar todo, para correr atrás de alguma coisa que não é relevante pra mim? O objetivo de definir metas é que elas sejam cumpridas, e para isso temos que ter motivação para realizá-las. Pensar na relevância antes, faz com que filtremos melhor as ideias e escolhamos o que realmente importa. Eventualmente as pessoas determinam metas que não são importantes para elas, as vezes, por serem importantes para outras pessoas, mas isso não funciona. A SUA meta deve ser importante para VOCÊ.

Temporal -> A data é outro fator importantíssimo. Você pode colocar uma meta: “Quero acumular R$ 100.000,00”. Aí eu pergunto. Adianta acumular os cem mil dentro de 60 anos? Provavelmente não, neste caso. Então toda meta deve ter uma data. Uma data não é “ano que vem”. Ano que vem pode ser 365 dias diferentes, e se for assim, você poderá empurrar com a barriga e se enganar durante todo esse tempo. Uma boa meta tem dia, mês e ano definidos. Chegando no dia, você para para avaliar se conseguiu atingir a meta. No dia seguinte essa meta morre, independente de você ter sido bem sucedido ou não. Se aquilo continua sendo relevante, uma nova meta com nova data deve ser criada.

Aproveite a dica para criar as metas dos projetos que você está trabalhando e o final do ano para criar suas metas pessoais!