Papéis no SCRUM - Você sabe responder?

Atualização em 18/08/09 - Depois de esvaziar o buffer neste post, continuei lendo e pesquisando sorbe o assunto. Pretendo formatar um modelo que funcione bem para as características específicas aqui da Myfreecomm. Nas leituras achei este post que responde exatamente as minhas perguntas.

Atualização em 06/08/09 - A questão não é a literatura sobre P.O. e Scrum Master em si, mas o que é vivenciado na prática. Algumas literaturas dizem que o P.O. deve ser o cliente, outras dizem que pode ser um representante dele e por aí vai. Minha idéia é tentar entender como isso funciona em alguns casos práticos. Realmente a pergunta no título ficou muito ruim, deveria ser: Como funciona pra você?


Este post é fruto de uma conversa que tive ontem sobre a necessidade de delimitar as responsabilidades de cada papel no SCRUM. Essa conversa vai de encontro com um ponto que queremos melhorar no processo desenvolvimento na Myfreecomm.

Geramos algumas dúvidas que eu não sei a resposta exata, mas pretendo respondê-las após alguns estudos e experimentos na prática. Se você tiver alguma resposta, deixe um comentário.

O P.O. é o cliente? Cliente e P.O. são as mesmas coisas? O P.O. tem que ser necessariamente o representante do cliente?

O P.O. precisa entender de software?

É papel do P.O.trazer o que ele quer já detalhado em forma de itens do software a ser desenvolvido ou é papel do Scrum Master entender a necessidade de negócio e traduzir em software?

Dado um cliente externo (ou interno off-site) não se faz necessário designar um “P.O. Interno” que seja um analista e que faça a ponte com o cliente?

O “P.O. Interno” pode ser o Scrum Master, dado o fato de que o Scrum Master entende de tecnologia e é um analista de sistema em geral?

É responsabilidade do Scrum Master definir o prazo real para o desenvolvimento e demonstrar ao P.O. no Sprint Planning ou é responsabilidade do P.O. ter o entendimento de desenvolvimento para criticar o prazo estipulado?

Qual a sua opinião?