Oportunidades confusas e com prazo impossível: o que fazer?

O “Amigo X” (não identificarei a pessoa) entrou em contato comigo e enviou a especificação de um projeto complexo que envolvia desenvolvimento de um sistema de gestão dos serviços prestados pela empresa dele. Este sistema seria integrado ao site da empresa e além disso o escopo do projeto incluía mudança da identidade visual e sistemática de newsletter.

Até aí tudo bem, estou acostumado a fazer projetos complexos e de longa duração, o problema é que o Amigo X nunca realizou um projeto deste porte e estipulou um prazo de 1 mês e meio para a realização do que chamou de primeira fase. Quem já não passou pela ilusão da fase 1?

Só de olhar as especificações que recebi sou capaz de dizer que uma equipe de duas pessoas full-time para o projeto levaria no mínimo 9 meses para realizá-lo. A primeira fase iria durar no mínimo 6 meses. Estimei duas pessoas baseado no custo que a princípio seria viável para o cliente.

Além da questão do prazo, o Amigo X colocou o layout do site, com “design”, como parte importante para a fase inicial. Quem já realizou um projeto web ou leu alguns blogs pela internet sobre o assunto, sabe que o design envolve desde a concepção até a questão de logo cores e imagens, que normalmente é chamado de “design” (por isso entre aspas). Sabe também que o layout é a última etapa, tendo antes etapas como desenho da interface abstrata, mapa de navegação, protótipo em html e modelo de dados.

Quero deixar claro que o Amigo X não tem nada que saber de projetos web, o negócio dele é outro. Ele deve entender, e entende, do negócio da empresa dele. O que estou colocando aqui é que as vezes somos solicitados a prestar um serviço por pessoas que não entende do que estão pedindo.

Eu particularmente seria incapaz de contratar uma empresa de engenharia para construir um metrô, por exemplo. Sou completamente ignorante nesse assunto e por este motivo, se eu realmente precisasse contratar um metrô, buscaria uma consultoria e ponto.

Infelizmente, para qualquer brasileiro, uma consultoria em engenharia é algo absolutamente normal, mas uma consultoria em desenvolvimento e projetos de internet é algo extremamente irrelevante.

Cerca de três anos atrás desenvolvi um sistema para outro cliente que estava iniciando a empresa. Por ser um amigo acabei dando vários toques do que seria melhor fazer a longo prazo, se tratando do mesmo caso, um sistema de gestão dos serviços prestados pela empresa dele. Nem sempre fui ouvido pois ele pensava muito no custo de tempo e dinheiro. Basicamente pensava a curto prazo.

Resultado: Hoje ele tem 6 sistemas diferentes, em banco de dados diferentes, desenvolvidos com frameworks diferentes, por programadores diferentes. Seu cadastro de clientes está espalhado por três destes bancos de dados. Ele só tem dados para tudo que é lado, informação que é bom, nada!

Fui contratado a três meses atrás para desenvolver um sistema único, que suporte todos os serviços, que utilize apenas um banco de dados e que seja desenvolvido como tem que ser. Parece brincadeira o que estou falando, mas é realidade.

Depois da experiência ruim, esse meu amigo/cliente se conscientizou que no final das contas é muito melhor respeitar as etapas necessárias. Ele percebeu que se tivesse ouvido meus conselhos há 3 anos atrás, teria economizado tempo e dinheiro!

Citei este exemplo por que o enredo da história do Amigo X me parece similar e voltando a falar nela, gostaria de responder a pergunta que entitula este post: O que fazer nesta situação?

Bem, neste caso, agradeci e recusei a oportunidade!