NAW: Organização inicial e escolha do domínio

Este post faz parte de uma série chamada NAW (Nova Aplicação Web) que visa acompanhar a criação de um serviço web da idéia ao lançamento. Todos os posts da série iniciam com as letras NAW.


Hoje eu pensei bastante sobre o projeto. Não trabalhei diretamente, pois o dia foi frenético e tinha alguns projetos para entregar. No final do dia quando dei uma saída para malhar, fui e voltei pensando no nome, na anatomia do sistema, nas possibilidade de comercialização e estratégia de divulgação.O início é um momento confuso, pois você está cheio de coisa na cabeça e quanto mais você pensa, mais detalhes surgem. As vezes é difícil organizar tudo na mente e chega a hora de começar a escrever e “materializar” as idéias. Os posts aqui são uma forma de registrar e organizar o que venho pensando, mas nem tudo poderei publicar. Neste caso o ideal é um Wiki restrito.

Pretendo fazer um wiki protegido por senha nos próximos dias, mas já gostaria de instalar no domínio oficial, assim como eu fiz com o BielBid. O problema é que não decidi nem o nome nem o domínio do sistema ainda, aliás este é um trabalho difícil.

É bom ter um nome logo no início, pois você já faz tudo certinho e já vai deixando organizado. Antes da BielSystems ser criada, seu nome seria Marrow, mas as buscas na junta comercial retornaram que este nome já estava sendo usado. Naquele momento o site da empresa já estava quase pronto, o conteúdo e os nomes dos arquivos já estavam todos com marrow e foi um saco renomear tudo para bielsystems depois.

Caimos num paradigma, pois ter um nome no início é bom, mas em contrapartida, como escrevi anteriormente, é bom também que você decida o nome depois de ter uma visão mais geral sobre o que será o produto.

Por enquanto não vou nem decidir o nome nem fazer o wiki. Vou pensar mais e pesquisar mais antes de dar os primeiros passos de execução. Hoje pensei em mais alguns nomes e fiz buscas rápidas de domínios. Se eu não me engano foi no blog da 37signals que eu li que não precisa existir relação entre o nome do produto e o domínio de acesso. Por exemplo, o Basecamp, aplicação web com mais de 1 milhão de clientes, tem o domínio basecamphq.com. Eles colocaram um hq no final do nome.

Sobre a escolha do domínio, estou com uma dúvida. Não sei se escolho um domínio que seja auto explicativo ou que seja um nome novo que possa virar um verbo. Um exemplo de domínio auto explicativo é emailfax.com.br e um exemplo de domínio cujo nome é novo e que pode virar um verbo é digg.com. Hoje o pessoal usa o “verbo” digg it.

Além dessa questão do nome, pensei sobre a anatomia e estrutura. Dei uma estudada no Amazon Web Services, mais precisamente no Amazon S3 que é o serviço de storage por web-service e no Facebook que possui uma anatomia similar à da aplicação que vou desenvolver.

Por hoje é só. Abraços e até a próxima.