NAW: Depois do nome, vem a equipe

Este post faz parte de uma série chamada NAW (Nova Aplicação Web) que visa acompanhar a criação de um serviço web da idéia ao lançamento. Todos os posts da série iniciam com as letras NAW.


A novela do nome parece estar no final

Hoje fizemos mais uma bateria de Brainstorm de nomes para a NAW. Acho que chegamos num nome bom, já registrei o domínio e a partir de agora vou perguntar se esse nome soa bem para uns amigos estrangeiros. Pode parecer neura, mas eu só pergunto sobre o nome depois de tê-lo registrado. Fora o pessoal que foi convidado para fazer parte do grupo, que já tem acesso a um documento no Google Docs com o resultado de todos os brainstorms realizados.

Montando a equipe

Neste momento minha preocupação é montar a equipe que vai trabalhar neste projeto. Passando o carnaval, vou conversar com cada pessoa que eu já convidei para participar da equipe para saber do real interesse e disponibilidade de cada um para esse projeto. Talvez não role de fazer com eles, não sei se todos vão apostar nisso e terão algum tempo livre para dedicar. Neste caso terei que apresentar a idéia para outras pessoas, mas isso não é um problema, pois já tenho a quem apresentar.

Para tudo temos que ter um plano B e nesse caso já montei um plano C. Caso não consiga fechar a equipe com a galera que já apresentei, irei mostrar para um outro pessoal e caso não role também, já tenho em mente três possíveis investidores para o negócio. A princípio não gosto da idéia de trabalhar com o dinheiro dos outros, mas também não tenho restrições. Esta é minha última opção.

Deixo aqui um rascunho inicial dos cargos que penso estarem envolvidos, veja bem, muito provavelmente uma pessoa vai ocupar um ou mais cargos na equipe.

  • Administrador - este cara vai tocar o barco, ou seja, fazer o projeto andar, montar as apresentações, definir estrutura do site, modelo de cobrança, estratégia de divulgação, apresentação das informações, implementação de relatórios e pesquisa de mercado, enfim, pensar em tudo que não é o desenvolvimento em si da aplicação;
  • Designer - este cara vai criar uma identidade visual, com logomarca, apresentações, site, template de e-mails, etc;
  • Programador Rails - este cara vai desenvolver a aplicação "de frente", ou seja, a interface que é utilizada pelo usuário
  • Programador Perl/Daemons - este cara vai programar a interface entre a aplicação de frente e os serviços que rodam no servidor, bem como daemons de controle e processamento;
  • Analista de infra-estrutura e segurança - este cara vai montar o desenho do cluster de servidores, vai pensar nas soluções de virtualização, escalonamento e conectividade entre os servidores e serviços bem como montar um projeto de HA com load balancer, firewall etc..

Eu ainda não sei qual dimensão isso irá tomar, não esqueço a idéia de começar bem pequeno e se preocupar com escala no futuro, mas a natureza desta aplicação me faz pensar que devo pelo menos ter uma equipe de 5 pessoas e montar uma estrutura que seja fácil de escalonar.

Volto a escrever sobre a NAW depois do carnaval.

Abraços a todos