Google começa a abrir o bico
Você acha que seus atuais 2.8GB de espaço do Gmail vão aumentar para sempre? Não é o que parece. O Google começa a vender storage (espaço em disco) e por conta disso podemos concluir que o contador do espaço disponível no Gmail uma hora vai parar.
Os preços são os seguintes: 6 GB $20.00/ano 25 GB $75.00/ano 100 GB $250.00/ano 250 GB $500.00/ano
O curioso é que o Hotmail (ou Mail Live!) está oferecendo gratuitamente 5GB.
Em determinado momento (pode durar 10 anos), você vai precisar de mais espaço em disco e é nessa hora que o Google vai dar as facadinhas…
Segundo meu amigo Vinis, o grande negócio do momento é a virtualização. Eu concordo e arrisco dizer que depois disso chegaremos no momento que o grande barato, ou melhor, o caro, será o armazenamento.
Pensa só, quanto mais você vive, sua história aumenta e por conseqüência mais arquivos você precisa guardar.
Como a tendência é a virtualização, até o ponto em que você poderá comprar o seu sistema operacional num pen-drive no jornaleiro, o armazenamento fica a cargo dos servidores, que estarão na internet por motivos básicos de segurança (é um paradigma). Este armazenamento será a grande chave do negócio, até por que mudar de um lado para outro as dezenas de GB de músicas, fotos e e-mails não será barato por um questão de banda.
Depois explico melhor a relação de virtualização x storage x banda e a história de sistemas operacionais vendidos em pen-drives no jornaleiro.
Também vou falar sobre a entrada do Google no mercado de serviços pagos para empresas e agora para usuários em geral.
Até a próxima.