Google App Engine vs Amazon EC2

O Google lançou nesta semana o Google App Engine que é uma plataforma de Cloud Computing para qualquer desenvolvedor realizar o deploy da sua aplicação de forma simples num ambiente escalável. A novidade já está causando burburinhos lá fora e realmente tem motivos para tal.

Você já imaginou desenvolver uma aplicação e oferecê-la ao mundo com a estrutura do Google?

Esta é a proposta! Entenda mais abaixo por que fiquei surpreendido com o App Engine.

Recentemente, escrevendo sobre Arquitetura de servidores para aplicações Rails, citei o Amazon EC2, serviço de virtualização da Amazon Webservices. Quando conheci o EC2 fiquei bastante impressionado em ver como esse tipo de recurso está cada vez mais fácil de ser contratado e utilizado. Como previsto pelo pessoal do MIT TI vai se tornar uma commodity como água e luz. A Amazon foi pioneira no serviço e Cloud Computing e fez um ótimo trabalho.

O EC2 é realmente um caso de sucesso e está bastante consolidado, mas o App Engine sai muito na frente nessa corrida justamente por causa da amplitude dos serviços do Google.

Em termos técnicos poderíamos dizer que a Amazon e o Google são excelentes e ambos estão fornecendo serviços de infra-estrutura para o desenvolvedor, mas por que o App Engine sai muito na frente?

Além de oferecer máquinas virtuais, o App Engine oferece a estrutura da tecnologia desenvolvida e usada pelo Google nos seus aplicativos para qualquer desenvolvedor.

Está incluso no “pacote” do App Engine:

  • Framework de desenvolvimento - Bibliotecas e frameworks para facilitar a programação.
  • Datastore - Mesma tecnologia usada pelo Gmai
  • Google Accounts - Seu usuário poderá ser autenticado para usar sua aplicação com a conta do Google
  • Relatórios - Um sistema similar ao Google Analytics que informa?a sobre as estatísticas do servidor, ou seja, uso de banda, processamento, memória e demais recursos.
  • Conta Grátis - Você poderá utilizar gratuitamente com limite de uso para 5 milhoões de pageviews/mês e 500 MB

Estes são os aspectos que diferenciam o App Engine do EC2. O principal deles é a conta grátis, pois na Amazon, mesmo o valor sendo baixo, você já começa pagando e  apelo de não pagar NADA é de fato bem mais forte do que o utilizado pela Amazon no seu lançamento de que você paga MUITO POUCO.

Eu tenho algumas restrições quanto ao uso de alguns recursos do App Engine, mas dependendo de como as coisas caminharem, pode ser que este serviço se torne irresistível, como é o caso do próprio Analytics, que todo mundo usa.

Depois dessa análise, arrisco dizer que ambos os serviços não são concorrentes diretos. Acho que a tendência é que o App Engine abocanhe apenas as aplicações web enquanto o EC2 tome conta do resto de aplicativos e processamento que não estejam ligados à sites. Embora a Amazon estivesse caminhando para atender fortemente as aplicações we.

Vamos esperar para ver qual vai ser o resultado de mais uma briga de gigantes!

Abraços e até a próxima.