Freela x Aplicação Web
O Walmar Andrade escreveu sobre O impacto da metodologia Getting Real em seu blog semana passada. Postei um comentário e respondendo o e-mail dele resolvi fazer este rápido post.
Acompanhei o projeto do Café Colombo que o Walmar desenvolveu. Achei muito interessante a metodologia utilizada, aprendi a fazer assim com os designers que trabalhei no decorrer da minha carreira.
Acho que podemos diferenciar os projetos que são para terceiros (clientes) e os projetos que são para nós mesmos.
Desenvolver um sistema específico para um cliente, que normalmente não sabe o que quer, fica mais viável seguindo alguns passos que foram seguidos no Café Colombo. Desenho das páginas, navegação, wireframe, mapa do site, etc.
Desenvolver uma aplicação web já é bem diferente, o cliente do projeto final somos nós, e o projeto final é um produto que será vendido para terceiros. Neste caso, a decisão de navegação, layout, etc nós que tomamos e por esse motivo não é necessário desenvolver wireframe, etc, etc. Nós já estamos acostumados com isso, temos capacidade de abstrair questões de navegação e layout e podemos partir para testar o protótipo em html mesmo.
Lógico que não é pra sair fazendo antes de pensar, mas os rascunhos podem ser feitos a mão sem muita documentação, pois na aplicação web é tudo muito dinâmico e você não vai conseguir atualizar a documentação durante o processo de evolução da aplicação.
Existe apenas um documento que precisa estar sempre atualizado: O Modelo de Dados.
Com o rails estou tendo dificuldade de manter o modelo de dados, visto que todas alterações no banco de dados são feitas com os Migrations. De qualquer forma é muito importante que o Modelo de Dados esteja atualizado.
Asssim foi minha experiência no desenvolvimento dos projetos da BielSystems.
Alguém tem experiência sobre desenvolvimento de aplicações web para compartilhar?