Feeds e mais feeds

Quem usa um agregador de feeds sabe o quanto isso vicia.

Para os que não conhecem, agregador de feeds são programas instalados no seu computador ou aplicações que funcionam na web utilizadas para ler diversas fontes de informação ao mesmo tempo. Feed é um formato de alimentação de conteúdo onde o leitor não precisa acessar o site para realizar a leitura. Por exemplo, você não precisa entrar neste blog diariamente para ver se eu escrevi algo de novo. Você pode se inscrever no Google Reader e adicionar o feed deste blog, cujo endereço é http://rafael.adm.br/feed. A vantagem é que você pode fazer isso com a maioria dos blogs e sites de notícias e de um lugar só acompanhar tudo que é novo.

O problema é que quanto mais o tempo passa, mais a sua lista de sites agregados aumenta e o número de artigos/posts/notícias para ler se torna inviável de dar conta.

O que acaba acontecendo é que acumula e você acaba não lendo nada.

Minha sugestão é que você chegue a um número ideal de feeds baseado no seu tempo disponível, na frequência que os sites são atualizados e no tamanho médio dos textos. Hoje tenho 60 feeds agregados, mas pretendo limar 10 destes. Eu cheguei a um número ideal de 50 feeds agregados.

Depois de prestar atenção nessa limitação e definir um número ideal de feeds, eduque-se para, ao incluir um novo feed que achar interessante, retirar aquele que está te trazendo menos informação relevante.

Esta troca está sendo bastante interessante para mim, com um tempo percebo que algumas fontes de informação deixam de ser relevantes ou não atingiram minha expectativa inicial.

Depois de fazer isso estou conseguindo manter minhas leituras sem deixar acumular.