DEV Protocol, minha próxima grande aposta depois do Ethereum

Atualização: Eu gostei tanto das possibilidades apresentadas pelo DEV Protocol que comecei um novo negócio para levar o protocolo ao mercado de criadores de conteúdo. No decorrer do desenvolvimento, decidimos deixar o DEV Protocol e criar o nosso próprio tokenomics. Infelizmente o protocolo em si não evoluiu mas acabei por aumentar ainda mais minha aposta na ideia. Para mais informações, visite cobogo.


Uma dinâmica econômica extremamente nova, que no meu ponto de vista irá revolucionar o mercado econômico de doações.

Voltando a 05 de maio de 2017, eu escrevi um artigo sobre o Ethereum, um crypto-token (ou criptomoeda), que de lá pra cá vem revolucionando a tecnologia, as finanças e a infraestrutura do futuro da internet.

Naquela época eu consegui perceber o quão valioso e revolucionário era o projeto e o tamanho do potencial de mudança e disrupção que poderia causar.

Comprei a moeda do Ethereum a um preço de U$48 (quarenta e oito dólares) e hoje, exatamente 4 anos depois ela está com o preço unitário de U$3.300 (três mil e trezentos dólares), ou seja, uma valorização de aproximadamente 7.000% (70 vezes)!

Eu sabia que isso iria acontecer, porque entendi a utilidade do projeto. O Ethereum implantou o conceito de Smart Contracts, que em português significa contratos inteligentes, e representam acordos imutáveis que regem determinadas regras para o fluxo de dinheiro em determinados contextos.

Diferente do Bitcoin, que embora mais conhecido, não tem uma utilidade óbvia e tem seu preço e valorização baseada apenas em especulação do mercado.

No ano passado a inovação do Blockchain do Ethereum viabilizou um novo ecossistema chamado DEFI - Decentralized Finance -  que em português significa Finanças Descentralizadas.

Esse ecossistema é um passo além do mercado de Fintechs, pois permite a implementação dos serviços financeiros, oferecidos pelos bancos e fintechs, de forma distribuída sem uma entidade centralizadora.

Blockchain é algo novo. Smart Contracts é uma evolução em cima do blockchain. DEFI é uma evolução em cima do Smart Contract. Aqui que chegamos no DEV Protocol, que é uma evolução em cima do DEFI.

Perceba o quão novo é esse conceito que vou explicar nesse artigo.

O que me incentivou a escrever esse arquivo é que eu vi um potencial nesse protocolo, tão grande quanto eu vi no Ethereum, há 4 anos (e que se comprovou verdade).

O que é o DEV Protocol?

DEV é um protocolo baseado no blockchain da Ethereum que permite que projetos open-source (Open Source Software) financiem de forma sustentável o seu desenvolvimento.

Patronos podem realizar o stake de tokens DEV para projetos que eles querem apoiar. O protocolo gera rendimentos que são divididos entre o patrono e o desenvolvedor do projeto.

DEV protocol é a única plataforma que permite que tanto os patronos quanto os desenvolvedores ganhem dinheiro por suportar uns aos outros.

A mesma dinâmica que hoje está sendo utilizada com desenvolvedores de projetos open-source poderá ser aplicada a influenciadores digitais que possuem uma base de fãs em redes sociais e até mesmo com ONGs e casas de caridade que são financiadas por doações.

No futuro, o protocolo se conectará com outros mercados como o Youtube, Spotify e o mercado acadêmico e irá permitir que qualquer criador possa tokenizar o seu trabalho.

É uma grande inovação no mecanismo de reconhecimento de valor e recompensa do trabalho que antes era dependente de doações.

Estamos vivendo uma revolução no mercado criativo.

Por que investir neste protocolo?

Desde que eu vi esse projeto, ele me instigou. Comprei um pouquinho para ficar exposto a ele e sentir como iria evoluir, bem como faço com todas as novas cryptos em que vou entrar.

Eu comprei DEV pela primeira vez no dia 20 de março de 2021 ao preço unitário de  $11,67 (onze dólares e sessenta e sete cents).

Depois voltei a ler um pouco mais e fiquei pensando sobre a dinâmica econômica que ele havia criado. Rapidamente já vi aplicabilidade para outros mercados (na primeira vez que li, achei que era apenas para projetos open-source).

Então conheci o P. (nome usado online) que veio me chamar no Telegram. É um brasileiro que estava no grupo do DEV Protocol. Marcamos de conversar, e entendi melhor a visão do projeto. Foi ele que me disse que já havia previsão para rodar em outros mercados (eu não tinha lido a documentação oficial ainda).

Depois desse papo comprei um pouco mais, dessa vez ao preço de $10,87 (dez dólares e oitenta e sete cents) e estudei mais.

Uma outra notícia interessante é que Eelco Fiole, PhD em economia, ex-CFO da Tezos, e investidor de alto escalão em blockchain se juntou ao time da DEV e fundou a DEV Null, empresa na suiça que vai fazer a gestão da evolução do DEV Protocol. Ele é o board member e os japoneses, criadores do DEV Protocol, formam o time executivo.

Eu investi e continuo investindo nesse protocolo porque acredito que ele tem uma utilidade incrível e vai mexer com todos os mercados que vivem de doação.

O alinhamento de interesses e incentivos propostos pelo DEV Protocol são muito inteligentes.

Acredito que o futuro da doação pode ser revertido para dinâmicas econômicas viabilizadas por contratos inteligentes (smart contracts) rodando em blockchain.

E isso tudo está só no começo. O Market Cap do projeto, no momento que escrevo, é de aproximadamente U$12M (doze milhões de dólares). Muito baixo comparado aos demais projetos de crypto.

Como eu acredito que a infra-estrutura de crypto vai ser a base da economia no futuro, não foi difícil acreditar nesse projeto.

Como funciona o Tokenomics desse protocolo?

Os indivíduos produzem valor por meio de atividades. O Dev Protocol oferece recursos de market (mercado), staking (suporte financeiro) e reward distribution (distribuição de recompensa) para tokenizar essas atividades e comercializá-las por meio de P2P (peer-to-peer).

O staking é uma nova forma de negociar dinheiro que usa o mecanismo de inflação. Por meio do staking, a sustentabilidade das atividades dos criadores é garantida e os usuários recebem valor a custo financeiro zero.

Trata-se de um mecanismo que proporciona lucro para todas as atividades que anteriormente eram realizadas gratuitamente ou por meio de outros mecanismos de monetização indireta.

Na prática o criador cadastra suas atividades como sendo uma propriedade no protocolo.

Os patrocinadores, podem investir seus tokens DEV no protocolo escolhendo com qual propriedade deseja compartilhar os rendimentos.

O protocolo gera novas moedas e os rendimentos gerados a partir desse investimento feito pelo patrocinador na propriedade do criador são distribuídos para ambos.

No momento que eu escrevo esse artigo, o protocolo está gerando um APY, que é o rendimento anual considerando juros compostos, de 33,85% para o patrocinador e 35,23% para o criador.

Ou seja, se eu sou um patrocinador e faço o stake do equivalente a U$1000 (mil dólares), após um ano eu recebo o valor de $338,50 e o criador (dono da propriedade) que eu estou investindo irá receber $352,30.

Esse APY é variável. Quanto mais dinheiro investido no protocolo, menor o APY. Quanto mais propriedades registradas, maior o APY. Então a oferta e demanda de criadores versus patrocinadores mantém o balanço da equação.

Sendo assim, os criadores podem convencer sua base de fãs e seguidores para fazer staking na plataforma do DEV como forma de contribuição para que seu trabalho continue. É como se a base de fãs e seguidores estivessem “doando” de forma recorrente, mas sem deixar de ter o dinheiro que estariam doando e ainda mais ganhando dinheiro por fazer isso.

Quanto mais pessoas utilizam o protocolo, maior a demanda de compra e maior o preço do token.

Como comprar o token DEV?

Para comprar DEV hoje, você precisa usar uma corretora descentralizada como a Uniswap ou 1INCH.

No momento que escrevo este artigo esse token ainda não está listado em nenhuma corretora centralizada.

Hoje em dia já existe muita informação na Internet sobre como usar as corretoras descentralizadas e por isso não se faz necessário explicar neste artigo. Se você não está familiarizado com o mercado de DEFI, estude antes de continuar.

Conclusão

O mercado de crypto está evoluindo a passos largos e é muito provável que o mercado financeiro seja tomado pelo DEFI no futuro próximo.

Novas dinâmicas econômicas que nunca puderam ser viabilizadas estão surgindo com novos projetos que rodam em Smart Contracts.

DEV Protocol é um novo projeto que propõe uma dinâmica de incentivo de patrocínio a projetos open-source (e posteriormente qualquer trabalho criativo) que é muito superior ao mecanismo de doações.

Eu acredito que esse é um dos projetos que tem muito potencial de transformação social por viabilizar a sustentação de iniciativas que antigamente eram dependentes de doações, e que em sua maioria são muito boas para o mundo.

Nesse artigo eu expliquei o que é o DEV Protocol, como funciona os economics do token e como investir nele.

Agradeço se puder deixar um feedback sobre o artigo nos comentários logo abaixo.

Obrigado e até a próxima.

P.S. Esse artigo foi postado também na plataforma HiDE que é uma economia secundária que roda usando o protocolo DEV.