Como se organizar utilizando o Gmail

Se você está sentindo a necessidade de organizar suas tarefas e pendências a fazer, deixo duas dicas. A primeira é utilizar a RL ToDoList, o sisteminha na web que eu fiz ;-) para organização da sua lista de tarefas. A outra opção é utilizar o Gmail. O Gmail possui algumas características interessantes que possibilitam a utilização do sistema de e-mail como um PIM (Personal Information Manager) ou gerenciador de informações pessoais. Os gerenciadores de informações pessoais permitem você organizar suas informações independente da natureza.

Basicamente as características do Gmail que possibilitam a utilização da técnica aqui apresentada são as seguintes:

  • Novo formato de e-mail (possibilitando o sinal de +)
  • Configuração de filtros
  • Utilização de marcadores

Atenção: O Gmail limita em 20 o número de filtros criados.

Como utilizar o Gmail para organizar minhas informações?

Vamos utilizar o exemplo da organização de sua lista de tarefas. Vou considerar que sua conta no gmail é seunome@gmail.com para o exemplo a seguir. A primeira coisa é criar um marcador para este tipo de informação.

  1. Vá em Configurações > Marcadores > Criar novo marcador
  2. Crie um marcador chamado "A fazer", por exemplo. (Fique a vontade para dar o nome que você achar melhor)

O próximo passo é criar um filtro de mensagem.

  1. Vá em Configurações > Filtros e clique em Criar novo filtro no rodapé da página
  2. Em Para: digite seunome+todo@gmail.com (coloque um "+todo" entre o seu nome e o @gmail.com)
  3. Clique em Próxima Etapa
  4. Selecione Ignorar a Caixa de Entrada (Arquivar)
  5. Selecione Aplicar o marcador: A fazeres
  6. Clique em Criar Filtro para finalizar

O Gmail aceita esta nova codificação de e-mail com o sinal de +,. Toda mensagem recebida para alguem+algumacoisa@gmail.com é automaticamente redirecionada para alguem@gmail.com

Depois disso  basta você enviar e-mail para você mesmo no endereço codificado (seunome+todo@gmail.com) que suas tarefas ficarão disponíveis no marcador A fazer. Você pode deixar como não lida as tarefas ainda não realizadas e deixar como lida as tarefas já realizadas ou se preferir pode utilizar a famosa Estrelinha do Google do Gmail!

Algumas dicas legais:

Se você estiver na rua pode utilizar seu celular para enviar este e-mail e registrar uma lembrança.

Se você é um gerente, pode aplicar esta técnica com a sua equipe permitindo que qualquer um (ou apenas você) atribua tarefas aos outros. Quando a tarefa fica pronta, o e-mail é respondido. Estas são apenas agumas idéias, a partir daí utilize sua imaginação!

Deixe seu comentário com suas dicas e nos falando como você está utilizando esta técnica.

Abraços