Brainstorm: Token da Coca-Cola

Essa eu pensei faz tempo. Trata-se de uma campanha custosa e que envolve muitas variáveis. Imagino que a Coca-Cola poderia realizá-la.

Existe um dispositivo parecido com um token que é utilizado para autenticação de usuários em sistemas acessados remotamente. Este token funciona da seguinte maneira:

Ao entrar em um site, aparece na tela de login uma área do mesmo tamanho do token. Nesta área ficam aparecendo diversos pontos coloridos sumindo e aparecendo “aleatoriamente”. Ao encostar fisicamente o token no monitor, o token exibe uma série de caracteres a serem digitados no formulário de login. Isso garante que a pessoa que tem o token é quem está se logando.

Pois bem, e o que isso tem haver com campanha de marketing?

Bem, pensei que a Coca-Cola pudesse desenvolver um token destes que fosse utilizado para ler informações geradas em um comercial de TV. O token seria distribuído na compra do pack de 6 pets de coca-cola.

A idéia é colocar a garotada para correr para frente da televisão todas as vezes que o comercial da Coca-Cola for exibido.

A partir daí existem diversas aplicações. A primeira seria o seguinte: Cada vez que um token for enconstado na TV em um comercial da Coca-Cola, ele conta mais um ponto. A criança poderia consultar quantos pontos tem. Ao chegar a 10 pontos por exemplo, a criança poderia trocar os pontos por um brinde, na compra de um pack de refrigerante, ou seja lá o que for.

Outra aplicação seria apresentar no próprio token uma palavra chave no momento que a propaganda aparecer, como se o token fosse um decodificador da propaganda. A criança poderia acessar o site da Coca-Cola para digitar a palavra chave. Os primeiros a acertas todas as 5 palavras chaves, por exemplo, ganharia os brindes.

Temos um problema, casa televisão tem um tamanho e resolução… Não sei como resolver isso tecnicamente, mas não tenho dúvidas que há uma maneira de contornar.

Sem dúvida seria um bafafá danado nas escolas e na internet, além do fato das famílias estarem gritando a toda hora: “Meu filho, a propaganda da Coca-Cola, vem correndo!”, mas de fato não sei qual o retorno efetivo que esta campanha traria…