Bons profissionais de TI
Em resposta ao artigo Profissionais medíocres de TI deixo aqui minhas percepções.
Em todo lugar e mercado haverão bons profissionais e aqueles não tão experientes.
O resultado final de um site ou sistema web vai espelhar a filosofia da empresa em investir em tecnologia. Se ela se preocupa com isso e não quer um “sitezinho” barato, irá contratar gente boa.
Mas temos que ver que nem sempre o investimento “pesado” na web está nos planos estratégicos da empresa no momento e que um site em flash, que não é indexado pelos sistemas de busca, pode ser a solução perfeita para o momento (em termos de budget). Não sei se esse foi o caso do Kero Ke Ry, citado no artigo da Pomo T.I.
O problema é quando a empresa está querendo que seu site seja indexada, e o contratado faz um site em flash. Mas isso também só irá acontecer se a empresa optar pelo “mais barato”. Para a pessoa que está contratando, as vezes é realmente difícil escolher dentre duas propostas que possuem o mesmo escopo porém com preços um sendo o dobro do outro, como vemos as vezes.
Concordo naqueles que não contratam profissionais, mas sim empresas. Por mais que o profissional seja bom, ele em geral não fornece nota fiscal do serviço e as vezes some sem dar o suporte necessário, diferente de uma empresa que está no mercado há alguns anos.
Tenho relatos diversos de designers amigos que contratam profissionais que são excelentes tecnicamente mas que em algum determinado momento somem e recusam dar o suporte necessário para o site, ou que não fornecem os fontes por exemplo como forma de segurar o cliente.
Para finalizar, acho que se ficarmos apontando os erros dos outros, não iremos chegar a lugar nenhum. Façamos melhor e mostremos nosso bom trabalho, ele será reconhecido e nós estaremos sendo melhores profissionais por isso.
Abraços