Usuários 1.0 na Web 2.0

Acabei de ler o artigo Na Web 2.0, email ainda é 1.0 e concordei bastante com o autor. Acho que cada vez mais os sistemas estarão integrados ao e-mail, principalmente com as APIs disponilibilizadas pelo GMail, por exemplo. A possibilidade de entrada de dados pelo e-mail é fantástica, mas desde que o usuário saiba utilizá-la. Pegando o gancho do comentário feito pelo Joe Edman , os usuários ainda são 1.0!

Este é um problema que estamos enfrentando hoje. Por exemplo, o Google lança uma novidade praticamente a cada semana. Os que vivenciam a web, ficam sabendo rapidinho e começam a desfrutar das facilidades de seus serviços, mas o usuário médio não.

Meu pai é engenheiro, seu foco é a administração de sua própria empresa, mas também é programador nas horas vagas. Usa a internet diariamente, mas não está “vidrado” na web. Mostrei hoje a ele o Google Reader e ele ficou alucinado! Gostou muito e começou a usar hoje mesmo.

Pensei, se ele, que usa a internet todos os dias, não conhecia o sistema, imagina um usuário que não é programador nas horas vagas e não usa a internet todos os dias!

Minha dúvida: Será que os usuários comuns conseguirão acompanhar todas estas novidades que estão surgindo e aproveitá-las para seu próprio benefício?

Será que a galera que vive a web está na frente e terá vantagens nos negócios por conseguir utilizar a tecnologia e principalmente a web a seu favor?