Tendências

Para quem não conhece, o Google Trends, é uma ferramenta que apresenta, em forma de gráficos, a relação entre dois ou mais termos de busca.

Experimente comparar os termos google e microsoft?

Gostei da relação que ele faz com as notícias “relevantes” que foram veiculadas em determinadas épocas

O curioso é que das três notícias destacadas sobre a Microsoft, no exemplo acima, uma remete a um erro 404, outra às regras da corte americana sendo aplicadas à Microsoft e outra sobre o atraso no lançamento do Windows Vista.

Ok, isso foi só um detalhe que eu percebi…

Mas de qualquer forma esta relação com as notícias é bem interessante e me faz pensar que os serviços de assessoria de imprensa irão perceber uma mudança no mercado a partir daí, e para melhor. Acredito que cada vez mais o Google fará uma relação entre o conteúdo gerado na web com o conteúdo gerado nos meios “convencionais” de mídia.

Não duvido que o fator “aparições na mídia convencional” façam parte do sistema PageRank, responsável por ordenar o resultado da busca pelas palavras chaves. É neste momento que a assessoria de imprensa entra. As empresas, no intuito de ter uma boa colocação no resultado das buscas, não irão sair em busca somente de links relacionados, mas também de notas, artigos e matérias nos demias meios de comunicação.

Acredito que comece pelo conteúdo escrito, já que o Google News indexa com tranquilidade, mas nada impede que posteriormente o ranking leve em consideração citações em programas de tv e até mesmo em livros, nas referências bibliográficas!

As empresas de assessoria de imprensa podem se preparar…

P.S.: Adoraria poder contratar uma empresa de assessoria de imprensa nos modelos web 2.0, tipo application service provider, onde houvesse um sistema de acompanhamento on-line dos contatos realizados, com um clipping, essas coisas mais…