Brasil

12 novembro 2008 ~ 13 Comentários, deixe o seu »

Por que desenvolvimento de software é caro?

Uma das coisas que me marcaram nas palestras do Rails Summit foi o Vinicius Teles dizendo que desenvolvimento de software é caro.

Só um detalhe que acabei não postando sobre o Rails Summit: ver sua foto no blog do Github ao lado do fundador, não tem preço!

Voltando..

Sabe aquelas coisas que você já sabe, está na sua cara, mas da maneira que é falado, naquele contexto, te chama a atenção e te faz pensar? Então… isso ficou na minha cabeça e de lá pra cá vendo pensando nisso.

Um dos pontos levantados na palestra foi sobre como é complicado fazer desenvolvimento de software para empresas pequenas, pois elas em geral não dão valor ao trabalho realizado e quando dão, não tem grana o suficiente para pagar. Eu já passei por isso algumas vezes e realmente é complicado. Já tive algumas propostas recusadas, única e exclusivamente por causa do preço. Enfim, concordo plenamente com o que o Vinicius falou.

Comecei a pensar por que desenvolvimento de software é caro e resolvi escrever este post para organizar minha opinião.

Minha linha de raciocínio é de que desenvolvimento de software é serviço e seu custo é composto basicamente do capital intelectual. Os custos de máquina e estrutura são ínfimos em relação ao custo total do serviço.

Como podemos confirmar na Tabela de salários da Info, o trabalho dos profissionais desta área é bem valorizado, o que nos faz concluir que:

Desenvolvimento de software é caro por que os profissionais da área são caros.

Só para esclarecer, caro e barato é relativo, podemos dizer que um profissional de uma área é caro, comparando o salário de outros profissionais de outras áreas com o mesmo tempo de experiência.

Enfim, cada vez mais percebo que o mercado de desenvolvimento de software tem peculiaridades que não estão presentes em outras áreas.

Outro dia no #horaextra eu ouvi do Novello uma afirmação muito interessante. Ele disse que os gestores de TI ganham inicialmente salários altos mas o teto é muito baixo, o que faz com que o delta de possibilidades de aumento seja muito baixo.

Isto ocorre por que em geral os gestores de TI são muito incompetentes.

Se eu pudessse dar um palpite rápido, diria que os gestores de TI são incompetentes por que não conhecem o problema, não conhecem a cabeça de um programador, não são nerds como nós, não dão valor às complexidades do desenvolvimento de software e encaram este tipo de trabalho como uma fábrica.

Este é mais um motivo para o desenvolvimento de software sair caro.

Além de tudo isso, por conta dos insucessos nos projetos de software, as empresas ficam dispostas a pagar cada vez mais para evitar futuros problemas e os vendedores, sabendo disso, se aproveitam para fazer “boas únicas vendas”.

Sistema é uma necessidade que vai existir enquanto empresas existirem. Uma empresa é um “ser orgânico e vivo” que não pode parar de funcionar, está em constantes mudanças e depende dos sistemas para funcionar.

Enquanto as empresas estiverem mudando, os softwares estarão mudando.

Por conta de todos estes fatos, a cada dia que passa estou encarando este tipo de serviço de forma diferente, estou buscando maneiras inovadoras de se trabalhar, de formar a equipe e de acompanhar as mudanças. Procuro surpreender os clientes com maneiras diferentes de apresentar o trabalho e de mostrar os resultados.

Não é fácil, mas é possível.

Na minha opinião, o Manifesto Ágil, apresentado a mim pelo Victor Pellegrino, grande amigo, não é a solução final, mas é um bom começo.

Um bom começo para otimizarmos nossos recursos, desenvolvermos com mais agilidade e por fim prestarmos serviços de mais qualidade.

Só posso dizer que uma vez que o cliente percebe o valor desse cohecimento a percepção de caro muda e se transforma em justo.

Vou dormir agora com uma clareza maior sobre o assunto, espero que seja útil para você também. Fique a vontade para deixar um comentário, quem sabe construirmos juntos um novo conhecimento acerca do que fazemos!

Abraço e até a próxima.

13 Respostas para “Por que desenvolvimento de software é caro?”

  1. Roger Leite 12 novembro 2008 at 8:03 AM Permalink

    Concordo muito com o que disse Rafael !
    Das várias explicações, eu acredito que 80% da “culpa” pode ser resumida num tópico que você colocou:

    “Isto ocorre por que em geral os gestores de TI são muito incompetentes.”

    Já trabalhei em empresas grandes e pequenas, e infelizmente todas com waterfall … você já reparou quantos funcionários são necessários para alterar um label ? Desenvolvimento de software é caro sim, mas com waterfall/cascata, de caro vira desperdicio.

    Sucesso!

  2. Henrique Bastos 12 novembro 2008 at 6:58 PM Permalink

    Belo post, Rafa! Concordo com vc.

    Um dos principais problemas em desenvolvimento de software, é que “software é software”, não é casa, carro, mesa, etc. A indústria teima em fazer estas comparações e adotar os métodos que foram sucesso em outras engenharias. Escrevi sobre isso no primeiro post do meu blog.

    Este problema é tão presente e sério, que os desenvolvedores, nerds, os caras que ficam vidrados criando software, aprendendo, estudando, como nós, vêm buscando outras formas de realizar a tarefa de desenvolver software. Esse movimento gera uma tensão no mercado, que em algum grau vem separando o joio do trigo, pois o mercado de TI não está preparado para este tipo de profissional.

  3. Eduardo Rocha 12 novembro 2008 at 10:31 PM Permalink

    Ótimo post, Rafael. Certamente uma referência que será usada no futuro :)

  4. Vitor Pellegrino 19 novembro 2008 at 6:52 PM Permalink

    Excelente visão sobre o mercado em que atuamos.

    Tenho certeza que iniciativas como o manifesto ágil contribuiram bastante para o que algumas empresas já estão vendo agora: é muito melhor ter poucos, mas bons desenvolvedores, do que ter vários desenvolvedores, mas ineficientes.

    Pelo visto o hora extra têm rendendo bons frutos; no próximo eu estarei lá, com certeza! :)

    Grande abraço!

  5. Wesley 9 dezembro 2008 at 4:12 AM Permalink

    Acabei de entrar e já estou gostando!

    Mal cheguei, e vejo que o mercado tem gente criativa.. muito bom! Gente interessada, legal, com cabeça boa. Vida e trabalho nunca podem ser separados!

    Parabéns pela análise!

  6. Anonimo 26 abril 2009 at 1:17 PM Permalink

    Software é caro?

    Se a Oi/Telemar gasta 450.000 em um software que lhe renderá de lucro quase 1 bilhao de reias, voces ainda insistem em dizer que software é investimento caro?

    Por isso continuam probres…coitados..

    Estudem mais..

  7. Rafael Lima 26 abril 2009 at 1:53 PM Permalink

    Anonimo,

    Creio que tenha lido apenas o título e não o artigo. Ninguém pode dizer “software é caro” ou “software é barato”.

    O foco deste post é outro. Em nenhum momento foi falado sobre investimento caro, como você comentou.

    Dá próxima vez, deixe seu nome, e-mail e site. Você tem algum problema em assumir o que escreve?

  8. Daniel Lucena 18 novembro 2010 at 9:03 PM Permalink

    Rafael.

    Gostei muito de como você abordou a respeito do desenvolvimento de softwares.

    Sou um profissional novo nesta área e estou trabalhando no desenvolvimento de uma GUI de software para um cliente.

    Gostaria que você, ou os demais colegas, me dissesse como fazer o orçamento para o desenvolvimento de um programa de forma que não saia nem muito barato e nem muito caro!

    Desde já agradeço a atenção.

  9. Rafael Lima 19 novembro 2010 at 12:55 AM Permalink

    Daniel,

    Não existe fórmula até por que caro e barato é relativo. Impossível dizer sem conhecer o contexto.

    Abraço

  10. Cláudio 24 abril 2011 at 3:22 AM Permalink

    Meu caro Rafael, em algumas coisas concordo com você, menos na parte em que critica o profissional de TI, pois o mesmo é o elo que liga programadores que só sabem “programar” com profissionais que entendem sobre o que o mercado precisa! o profissional de TI está em alta porque o mercado não quer nerds que só sabem viajar em seus mundos produzindo softwares ineficiêntes que não atendem as necessidades reais do mercado, e sim profissionais que entendam não somente de programação, mas ainda do mercado sabendo acompanhar a sua dinâmica. É isso que o profissional de TI vem fazendo. E os Nerds acabam indo parar em univeridades ou instituições governamentais de pesquisa, pois é nestes lugares que o Nerd pode viajar a vontade sem se preocupar com prazos, necessiades, como não é no mercado. Os nerds tem que entender que se querem trabalhar no mercado, são eles é que tem de entrar no ritimo é não o contrário, o mercado é dinâmico, devorador, segue tendencias mundiais é extremamente competitivo no qual as empresas querem sempre estar a frente de suas concorrentes com inovações e mecanismos que reduzem custos e as torne mais competitivas, em fim esse é o gigante chamado mercado. E a verdade nua e crua é que ele não pode parar por causa do mundinho dos nerds.

  11. backup 29 julho 2011 at 6:40 PM Permalink

    Infelizmente Claudio, ou felizmente..você esta totalmente equivocado. Procure na história da informatica um só caso de executivo de sucesso que não era nerd. Me cite apenas um caso que o mercado formal ditou regras ao desenvolvimento. Em macro escala (entenda-se por peixes grandes da industria), você não encontrará nenhum case. Nas médias e pequenas software houses talvez encontre alguns casos.

    A verdade é que os departamentos comerciais, os departamentos de marketing e de gestão e até o rh carecem de conhecimentos mais básicos para operar a maioria das empresas de softwares nacionais até os dias de hoje (2011). Triste, mas veridico.

    O fato é que os profissionais destas áreas citadas acima(a maioria) ainda acredita que aprender os jargões técnicos (e geralmente errados)ainda garante eficiência e mascara a incompetência.

    Todos os profissionais de TI sabem o que pensam de “seus superiores”, assim como sabem o que no intimo os superiores pensam deles também. O problema é que hoje, a fragmentação de tecnologias, linguagens e técnicas é tão grande e tão gritante, que se torna altamente questionável quem deveria ganhar mais e tomar certas decisões como controle de prazos e gerenciamento do workflow.

    Pense…Quem deveria ganhar mais, o engraçadinho que só cria um power point e enrola mais do que dá soluções ou o pessoal que realmente produz e produz pesado e eficientemente e corresponde a quase impressionantes 80% da renda da empresa?? O que os outros 20% fazem mesmo?

  12. Cadu 3 agosto 2011 at 12:44 AM Permalink

    Isso tá me parecendo regra de pareto (80/20). Rs! Brincadeiras a parte, eu acho arriscado demais generalizar dizendo que os caras que trazem 80% da renda da empresa devam ganhar mais do que os que geram 20%, porque normalmente, essa galera de número “inferior” assume responsabilidades maiores do que os demais.

    Um gestor de TI é muito mais focado em pensar, planejar e delegar do que em executar, o que *normalmente* não deveria ocorrer com um desenvolvedor. Sei que posso estar falando a maior besteira do mundo, pq hoje temos desenvolvedores extremamente competentes e aptos a fazer tudo isso e ainda executar, mas esse é o papel do gestor (inclusive em outras áreas).

    Se pensarmos dessa forma, peões de obra deveriam ganhar mais do que engenheiros ou arquitetos. Eu brinquei no começo sobre a regra de Pareto, mas sinceramente, acredito sim que ela tenha o seu valor nesse contexto.

    Eu “reclamava” muito dos meus chefes e seus “semelhantes” a respeito disso quando era “apenas” desenvolvedor, mas agora que tenho a oportunidade de estar no papel do gestor (não de TI, mas de negócios), reconheço a dificuldade e responsabilidade que eles assumem. Posso dizer com toda a certeza que é muito fácil criticar quando não se tem a pica nas mãos.

  13. Eric William 22 setembro 2011 at 11:21 AM Permalink

    Realmente é tudo verdade e fato comprovado. Ja trabalhei em uma empresa de software (pequena) e o patrão acha que você deve ser servente e pedreiro ao mesmo tempo. Ainda não tem o costume de valorizar o desenvolvimento de software, mas acho que esta realidade vai mudar. Então tentei montar uma empresa de software com um amigo, e nos deparamos com esta questão: a falta de valorização. Então falimos. Ok, acabaram os recursos, mas não a vontade de trabalhar com software, agora estamos tentando voltar novamente, quem sabe.