Por que desenvolvimento de software é caro?

Uma das coisas que me marcaram nas palestras do Rails Summit foi o Vinicius Teles dizendo que desenvolvimento de software é caro.

Só um detalhe que acabei não postando sobre o Rails Summit: ver sua foto no blog do Github ao lado do fundador, não tem preço!

Voltando..

Sabe aquelas coisas que você já sabe, está na sua cara, mas da maneira que é falado, naquele contexto, te chama a atenção e te faz pensar? Então… isso ficou na minha cabeça e de lá pra cá vendo pensando nisso.

Um dos pontos levantados na palestra foi sobre como é complicado fazer desenvolvimento de software para empresas pequenas, pois elas em geral não dão valor ao trabalho realizado e quando dão, não tem grana o suficiente para pagar. Eu já passei por isso algumas vezes e realmente é complicado. Já tive algumas propostas recusadas, única e exclusivamente por causa do preço. Enfim, concordo plenamente com o que o Vinicius falou.

Comecei a pensar por que desenvolvimento de software é caro e resolvi escrever este post para organizar minha opinião.

Minha linha de raciocínio é de que desenvolvimento de software é serviço e seu custo é composto basicamente do capital intelectual. Os custos de máquina e estrutura são ínfimos em relação ao custo total do serviço.

Como podemos confirmar na Tabela de salários da Info, o trabalho dos profissionais desta área é bem valorizado, o que nos faz concluir que:

Desenvolvimento de software é caro por que os profissionais da área são caros.

Só para esclarecer, caro e barato é relativo, podemos dizer que um profissional de uma área é caro, comparando o salário de outros profissionais de outras áreas com o mesmo tempo de experiência.

Enfim, cada vez mais percebo que o mercado de desenvolvimento de software tem peculiaridades que não estão presentes em outras áreas.

Outro dia no #horaextra eu ouvi do Novello uma afirmação muito interessante. Ele disse que os gestores de TI ganham inicialmente salários altos mas o teto é muito baixo, o que faz com que o delta de possibilidades de aumento seja muito baixo.

Isto ocorre por que em geral os gestores de TI são muito incompetentes.

Se eu pudessse dar um palpite rápido, diria que os gestores de TI são incompetentes por que não conhecem o problema, não conhecem a cabeça de um programador, não são nerds como nós, não dão valor às complexidades do desenvolvimento de software e encaram este tipo de trabalho como uma fábrica.

Este é mais um motivo para o desenvolvimento de software sair caro.

Além de tudo isso, por conta dos insucessos nos projetos de software, as empresas ficam dispostas a pagar cada vez mais para evitar futuros problemas e os vendedores, sabendo disso, se aproveitam para fazer “boas únicas vendas”.

Sistema é uma necessidade que vai existir enquanto empresas existirem. Uma empresa é um “ser orgânico e vivo” que não pode parar de funcionar, está em constantes mudanças e depende dos sistemas para funcionar.

Enquanto as empresas estiverem mudando, os softwares estarão mudando.

Por conta de todos estes fatos, a cada dia que passa estou encarando este tipo de serviço de forma diferente, estou buscando maneiras inovadoras de se trabalhar, de formar a equipe e de acompanhar as mudanças. Procuro surpreender os clientes com maneiras diferentes de apresentar o trabalho e de mostrar os resultados.

Não é fácil, mas é possível.

Na minha opinião, o Manifesto Ágil, apresentado a mim pelo Victor Pellegrino, grande amigo, não é a solução final, mas é um bom começo.

Um bom começo para otimizarmos nossos recursos, desenvolvermos com mais agilidade e por fim prestarmos serviços de mais qualidade.

Só posso dizer que uma vez que o cliente percebe o valor desse cohecimento a percepção de caro muda e se transforma em justo.

Vou dormir agora com uma clareza maior sobre o assunto, espero que seja útil para você também. Fique a vontade para deixar um comentário, quem sabe construirmos juntos um novo conhecimento acerca do que fazemos!

Abraço e até a próxima.