O que torna alguém o seu herói?

Este post é uma reflexão em cima do artigo do Fábio Akita sobre O Poder do Mito.

Parabéns pela iniciativa, Akita!

Em geral gostei, embora tenha algumas idéias de que discordo.

Especificamente um parágrafo me chamou a atenção:

Heróis existem, eles aparecem todos os dias. Abra a Fortune e veja a lista dos 500 mais ricos do mundo. Já são 500. Mas o último lugar desses 500 é infinitamente mais rico que qualquer um de nós. Estenda a lista e pegue os 10 mil mais ricos, ainda assim o último lugar dessa lista é muito mais rico do que qualquer pessoa que você já conheceu. Desça ainda mais na lista e você se dará conta que existem milhares de pequenos heróis: pessoas que saíram do caminho “normal” e se tornaram pequenos heróis. E não só em termos de dinheiro.

Quer dizer que os heróis estão relacionados à grana primeiramente? Infelizmente são esses os valores que reinam no Brasil. A média pensa assim.

Herói pra mim é o funcionário de um amigo meu. Veio do interior, não sabe a idade, não tem família e é analfabeto, mesmo com todas as dificuldades que passou está trabalhando. Ouvir a história dele é emocionante, ele continua pobre, mas ganha o suficiente para manter sua vida e seus filhos. É feliz por sentir que venceu na vida. Ele é um herói.

Os verdadeiros heróis não estão nas revistas.

Heróis são Jesus, Gandhi, Madre Tereza de Caucuta que foram verdadeiros líderes, simplesmente por que praticavam o amor.

Liderança é resultado do amor. Sugiro a leitura do livro O Monge e O Executivo que retrata com excelência o que vem a ser liderança.

Deixo a reflexão: Quais são as caracter?iticas e qualidades que tornam alguém o “seu herói”?

Abraço e até a próxima.