Indicações interessantes de livros, blogs, sites, cursos e eventos de Marketing

Meu primo Ian me repassou um e-mail que ele recebeu, com algumas indicações de livros, blogs e sites, cursos e eventos interessantes. Achei bem legal e pedi permissão para Luiz Felipe, autor do e-mail, para publicá-lo aqui no blog.

Espero que gostem como eu gostei!

Luiz Felipe, muito obrigado.

Abraços e até a próxima.


LIVROS:
Long Tail, do Chris Anderson (o livro, na minha opinião, mais importante para quem quer trabalhar com o mercado digital)
Idéia-Vírus, do Seth Godin
Buzz Marketing, do Georges Chetochine
Connected Marketing, Justin Kirby (não existe ainda em português)
Tribes, do Seth Godin (também não existe ainda em português)
Para entender a internet (um e-book que reúne diversos brasileiros que trabalham com mídias digitais, cada um falando sobre sua área de especialidade)
BLOGS e SITES:
http://www.trendwatching.com/
Site do grupo de tendências Trendwatching, onde mensalmente, é lançado um briefing com uma tendência de comportamento que esteja emergindo no mundo. O trabalho deles é muito interessante: são 8.000 colaboradores espontâneos no mundo inteiro enviando informações e um grupo fixo de profissionais (trabalhei com eles por algum tempo) que tem o trabalho de avaliar quais são essas tendências que estão tomando corpo e pesquisar sobre elas.
Para quem compra o relatório anual (caríssimo, poucas empresas no Brasil compram), eles passam uma série de informações complementares, vídeos e estudos.
Vale muito a pena acompanhar os briefings mensais e avaliar oportunidades de negócio e comunicação dentro dessas tendências.
http://www.springwise.com/
O Springwise é um site do Trendwatching onde, diariamente, eles incluem os negócios e serviços mais inovadores e que rompem com o modelo tradicional do mercado enviados pelos tais 8.000 colaboradores. A equipe fixa é responsável por fazer a "curadoria" disso e selecionar o que vai para o ar.
http://www.psfk.com
É uma empresa focada em inovação que publica em seu blog, dividindo e categorias, diversos conteúdos para inspirar as pessoas.
http://bbh-labs.com/
Blog da unidade global da agência BBH focada em novas formas de marketing.
http://anxietyindex.com
Um blog internacional da holding de agências da JWT que monitora as principais ansiedades do consumidor no mundo e reflete sobre elas. Apesar de não ter um foco em mídias digitais, ele promove uma compreensão muito legal sobre como marcas devem buscar se relacionar com seus públicos.
http://infegy.com/buzzstudy/
Um blog de leitura rápida, que monitora os últimos assuntos que mais geraram boca-a-boca na internet mundial e faz análises deles. Por trás, existe uma ferramenta proprietária da empresa chamada Social Radar, que automatiza o acompanhamento e gera cruzamento desses dados.
http://www.contagiousmagazine.com/
Eles são um periódico pago (e bem caro!) que envia para seus clientes os principais cases envolvendo o uso integrado de mídias e tecnologia. Nós assinamos aqui na agência e, para você ter uma idéia, ano passado todas as campanhas premiadas em Titanium e Cyber em Cannes já tinham sido enviadas por eles antes. O grande barato é que eles tem uma área de Latest News no site que é gratuita e eles divulgam os cases mais inovadores do mercado.
http://updateordie.com/
Blog brasileiro que reúne colaboradores renomados de diversas áreas com o objetivo de atualizar seus visitantes. Entre os colaboradores mais frequentes, você encontra o Mentor Muniz Neto (sócio e Diretor de Criação da agência de marketing promocional Bullet), a Paula Rizzo (consultora de tendências e inovações, foi Diretora de Planejamento da DM9DDB, Fischer e McCann), o Wagner Brenner (o "cabeça" do projeto, que largou a Direção Geral de Criação da McCann para isso), o Waltely Longo (um dos sócios da WPP, o maior grupo de publicidade do mundo, no Brasil) e gente de vários lugares do mundo (Espanha, Argentina, Estados Unidos, Suíça...). Eu também sou colaborador lá e escrevo com alguma regularidade.
http://smeira.blog.terra.com.br/
Ele é o Chief Scientist do grupo CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), que representa a vanguarda do que temos de desenvolvimento de tecnologia no Brasil. No blog, ele fala sobre tecnologia num sentido mais amplo, relacionando o que há por trás do mundo virtual que estamos cada vez mais inseridos, trazendo referências de tecnologias e como elas são (e serão aplicadas).
http://www.crisdias.com/
Ele é uma referência na internet brasileira quando o assunto é mídias sociais. É um texto leve, agradável de ler e tem um olhar crítico muito interessante sobre como a internet tem sido usada por empresas.
http://blog.fabioseixas.com.br/
Um dos maiores pensadores da internet brasileira junto com o Cris Dias. Ele "vive" mídias sociais e é o fundador do Camiseteria, um site colaborativo de venda de camisas online onde você pode mandar sua estampa e comprar o que foi enviado por outros visitantes. A idéia, principalmente na época que foi lançada, antecipou diversos conceitos de colaboração, inteligência coletiva e logística de distribuição que só agora começam a ser aplicados com mais frequência em negócios online.
http://pontomidia.com.br/raquel/
Uma acadêmica do sul do Brasil que está se especializando em mídias sociais. Gosto bastante de acompanhar os textos dela pela relação que ela faz da dinâmica dessas mídias com padrões de comportamento humano e como ela analisa dados "soltos" através de pesquisa e relaciona através de um olhar mais acadêmico.
http://www.brasilseo.com.br/
http://seobrasil.blogspot.com/
Dois blogs brasileiros que falam sobre SEO. Várias dicas interessantes, boas práticas e novidades de como usar essa técnica para melhorar o posicionamento do seu site em ferramentas de busca.
http://informationarchitects.jp/
Blog de uma empresa japonesa (mas com versão em inglês!) especializada em Arquitetura da Informação e Usabilidade. Ensina (mesmo!) quais são as boas práticas nessas áreas, dicas de implementação, publicam cases e estudos comparativos de sites de uma mesma categoria.
CURSOS:
A Jump Education (em SP) realiza diversos workshops voltados para Marketing Digital, mas funcionam mais como uma atualização profissional do que formação. Eles chamam profissionais do mercado para falar sobre um tema específico e a duração é de 2 dias. De tempos em tempos eles realizam mini cursos (15 horas de duração) em Gestão de Projetos Online, Arquitetura da Informação e outros temas que são mais completos.
A ESPM-Rio tem uma Pós-Graduação em Marketing Digital excelente, mas a ênfase dela é Design. O ciclo básico é muito interessante para quem quer entender o mercado, mas acho um curso longo para quem não tem interesse específico em trabalhar com Design ou Usabilidade.
A ESPM-Rio lançará esse ano (o início será dia 4/Agosto) um curso Intensivo de Marketing Digital. Vou tentar não elogiar muito porque sou o Coordenador do curso... O foco dele será preparar profissionais para atuar na área de comunicação utilizando as mais diversas ferramentas de Marketing Digital. O primeiro módulo será voltado para a compreensão do negócio e da dinâmica da internet e em como utilizá-la como canal de construção de marcas, relacionamento e venda (tanto direta quanto indireta), enquanto o segundo módulo será focado em conhecer as ferramentas específicas e como trabalhar com elas (compra de mídia, desenvolvimento de conteúdo, parcerias de conteúdo, blogs, twitter, redes sociais, mobile etc).
Tem diversas outras instituições oferecendo, mas recomendar mesmo, só essas.
EVENTOS:
Como Marketing Digital é o assunto da moda, principalmente quando o tema é Mídias Sociais, tem um evento por dia praticamente. Maioria (e até por isso não frequento mais tanto) é com pessoas/empresas tentando vender seu próprio trabalho e não refletindo sobre o meio e trazendo seu ponto de vista sobre o tema que está falando. Outra parte (que também evito), são pessoas que tentam promover o Marketing Digital através da crítica ao Marketing ou de como algumas empresas estão dando um "olhar 1.0" para o Marketing Digital. Eu, particularmente, cansei de só ouvir gente resmungar e não mostrar nada de realmente efetivo, que acrescente.
IQPC é super sério e exigente com os palestrantes sobre o que eles vão abordar nas palestras, nunca tive uma experiência ruim com eles. Para mim, o truque para evitar furadas é pesquisar sobre os palestrantes. Eu fujo quando tem muita gente de "agência especialista", porque normalmente são palestras de auto-promoção. O Meio e Mensagem, apesar de organizar poucos eventos por ano, também tem feito isso de maneira bem competente.