Ética nos blogs

Atualizado:

  1. Meu objetivo com este post era ajudar a blogosfera a postar com mais cuidado.
  2. Troquei uns e-mails com o Bruno e, embora eu tenha recriminado sua atitude, ele foi bem legal e falou sinceramente que seu objetivo era diversão e não pensou em nenhum momento em prejudicar o Submarino ou denegrir a imagem dos programadores.
  3. Realmente, quem fez isso foram todas as pessoas que postaram comentários e que, embora eu não tenha dito, foram as que mais contribuíram para que eu escrevesse esse post.
  4. Confesso que por um momento achei que o Bruno não deixaria meu comentário no post dele e por isso escrevi aqui. Agradeço ao Bruno pela sua atitude autêntica de deixar o post e de me responder com suas considerações.

Em resposta ao post do Bruno Torres:


Assim como você preferia um comentário, o Submarino também iria preferir um e-mail de alerta.

"O interessante é que se eles tivessem feito um comentário no post, de maneira educada e/ou bem-humorada, eu teria até mesmo tirado o post do ar ou, sei lá, feito algo amigável. E, claro, continuaria cliente. Aliás, me tornaria até um cliente melhor, com certeza."

O Submarino poderia dizer:

"O interessante é que se ele tivesse enviado um e-mail, de maneira educada e/ou bem-humorada, nós teríamos dado de graça os livros que ele estava querendo. E, claro, ofereceríamos promoções melhores".

Quando eu encontro esse tipo de problema em sites de terceiros, eu mando um e-mail para o responsável alertando-o. Assim que eu gostaria que fizessem comigo.

Afinal de contas você não gostaria que a qualidade dos sites brasileiros fosse melhor?

Desde que li achei sua atitude extremamente anti-ética. Ilegal, como você perguntou, pode não ser mas carece completamente de ética e princípios.

Você não acha que poderia chamar atenção para a necessidade de validação no servidor de outra maneira?

O cara bom é aquele que simplesmente faz melhor e não se engrandece com o erro dos outros.

Obs: Não tenho relação nenhuma com o Submarino e aliás concordo plenamente que em geral no Brasil o desenvolvedor não tem muito valor e é por isso que essas coisas acontecem!