Empretec, eu fiz!
Mesmo que você não tenha feito o Empretec, pode ler este post, pois não revelo nada sobre a metodologia.
Uma semana se passou do seminário Empretec que participei e meu ritmo continua acelerado. Quem me acompanha no Twitter já sabe que eu fiz o Empretec e ficou sabendo da minha evolução.
Segundo a definição do Sebrae, realizador do Empretec no Brasil, o EMPRETEC é um seminário que tem por objetivo desenvolver, nos participantes, características de comportamentos empreendedores. O programa foi desenvolvido pela ONU - Organização das Nações Unidas visando o fortalecimento destas características empreendedoras. O participante deverá primeiro identificar seu potencial empreendedor e verificar quais são seus pontos fortes e fracos.
Eu não posso falar sobre o seminário em si, todos os participantes assinam um termo de compromisso de sigilo sobre a metodologia e além disso, falar o que acontece, estragaria por completo o seminário para você, caso queira fazer.
O que eu posso dizer é que, se você busca empreender, seja na empresa onde trabalha ou com sua(s) própria(s) empresa(s), faça o Empretec!
Este seminário é uma oportunidade ímpar de você crescer e entender todos os seus pontos fracos e fortes como empreendedor. Eu já me conhecia bastante, isso ficou evidente pra mim durante o seminário, mas se conhecer não basta, eu precisava de um empurrãozinho para mudar meu comportamento na prática.
Durante o seminário recebi alguns feedbacks positivos e depois dele, já tive algumas reuniões em que me disseram que eu parecia ser “um outro Rafael”.
Se você deseja fazer o Empretec, seguem algumas dicas:
- Prepare-se, escolha uma data que você não tenha compromissos e que você possa ter o tempo livre;
- Pense bem antes de se inscrever, o Empretec só pode ser feito uma vez na vida e depois de iniciar você não pode voltar atrás;
- Escolha um Sebrae perto da sua casa ou arrume um lugar para ficar durante o seminário, próximo do Sebrae (eu fiz isso e foi fundamental);
- Converse com marido, esposa e filhos antes de começar para deixar bem claro que você não poderá dar a atenção que eles merecem durante o seminário;
- Deixe bem claro na empresa onde trabalha, que você não estará disponível neste período e que poderá resolver qualquer problema somente após retornar;
- Se possível, marque suas férias no período do Empretec de forma que você tenha tempo livre após o seminário para descançar e refletir sobre sua vida.
Eu estou muito feliz de ter feito o Empretec neste momento da minha vida e de ter aproveitado bastante. Particularmente, eu finalizei com uma sensação de dever cumprido. Foi uma sensação que eu vou lembrar pro resto da vida.
Eu agradeço esse momento aos meus pais que, pela educação que me deram, possibilitaram que eu chegasse aonde estou, aos dois principais facilitadores, Almeirão e Joaquim, que me fizeram parar para refletir me dizendo a coisa certa no momento certo, aos facilitadores Mauro, Francisco e Carloman, que me passaram diversas informações úteis e me ajudaram bastante durante o seminário e por fim, a todos os empretecos da minha turma, pois seus exemplos foram fundamentais para meu aprendizado.
Agora é olhar pra frente e colocar em prática tudo que aprendemos e vivenciamos.
Um abraço e até a próxima.